Presidente da Fecontesc participou da reunião do Fórum Simplifica na Fazenda
Na tarde desta terça-feira (13/6), na sala de reuniões da Secretaria de Estado da Fazenda, ocorreu a reunião do Fórum Simplifica Santa Catarina com a presença de representantes das entidades que compõem este grupo de discussão sobre agilidade na abertura de empresas e incentivo ao empreendedorismo. O presidente da Fecontesc, Dalvair Anghében, esteve presente. O encontro teve a participação do secretário da Fazenda, Cleverson Siewert, e contou com a participação de 25 lideranças da sociedade civil organizada e poder público, tendo a coordenação da Junta Comercial do Estado (Jucesc) e do Sescon/SC.
O Fórum tem como objetivo discutir temas relevantes para a melhoria contínua do ambiente empreendedor catarinense. Em sua fala, o secretário Cleverson ressaltou os três pontos mais importantes para o atual governo: transparência e lealdade com a sociedade, tecnologia e desburocratização. O secretário ressaltou ainda o respeito e a importância do diálogo com as instituições, o setor produtivo e a relação cada vez mais próxima com o cidadão. E é neste processo diário que surge o desafio de reduzir em pelo menos 20% a burocratização para o contribuinte. Na lista estão, por exemplo, o fim da cobrança de taxa para a abertura de empresas, a extinção da DIME e a concessão de incentivos para aqueles que pagam suas contas em dia. “É preciso pensar e fazer diferente. Nós não temos todas as respostas, mas podemos pensar juntos, construir alternativas, buscar o melhor caminho para o contribuinte e também para o Estado”, complementou o secretário.
O presidente da Jucesc, Fernando Baldissera, fez uma breve retrospectiva das ações e avanços do Fórum. A presidente do SesconSC, Maria Salete Rodrigues Pacheco, que fez a condução da pauta, enfatizou os ganhos relevantes proporcionados pela construção conjunta de alternativas de desburocratização, tanto para o Estado quanto para os empresários.
Para o presidente da Fecontesc, este Fórum representa um importante instrumento de aperfeiçoamento contínuo dos processos e uma forma de contribuir com o desenvolvimento socioeconômico. “Nós que somos profissionais de Contabilidade entendemos muito deste dia a dia e portanto podemos contribuir muito com as melhorias, com a simplificação de alguns procedimentos, entre outros benefícios, sem perder o controle e o zelo com a legislação”, enfatizou Dalvair Anghében.
Com a presença dos representantes do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina, o presidente da Fecontesc aproveitou para solicitar que sejam padronizadas as formas de procedimentos junto à instituição quando da abertura de empresas, por exemplo, pois há entendimentos diferentes de um município para outro. Ele também ressaltou a importância do atendimento ser realizado pelos bombeiros militares que já possuem experiência no assunto e que a orientação dada aos cidadãos não seja para procurar um contador, “pois o escopo de trabalho dos profissionais de Contabilidade não incluem orientação técnica do projeto de salas comerciais, prédios ou áreas onde serão instaladas as empresas”, disse Dalvair Anghében.
Confira nosso curso de atualização trabalhista e previdenciária na Fecontesc. clicando aqui
Acompanhe as últimas atualizações e novidades da Fecontesc em nosso Instagram. clicando aqui