• Nenhum produto no carrinho.

Novos projetos e ações futuras pela Fecontesc durante Assembleia Geral

Novos projetos e ações futuras definidas pela Fecontesc durante Assembleia Geral

Nesta sexta-feira (25/11) ocorreu a Assembleia Geral da Fecontesc, em Criciúma, tendo como pauta muitas novidades para 2023. Com a coordenação do vice-presidente da entidade, Laenio Mota Oliveira, a reunião teve a presença de representantes de 19 dos 23 Sindiconts, sendo em sua maioria os presidentes das instituições. O prefeito da cidade Clésio Salvaro prestigiou a abertura e destacou a relevância da Contabilidade para o desenvolvimento socioeconômico. O presidente do Sindicont Criciúma, Agostinho José Damázio, foi o anfitrião junto com o vice-presidente Regional Sul da Fecontesc, Vitamar Gomes.  E ainda estavam na mesa de honra três ex-presidentes da Fecontesc, Tadeu Oneda, representando a Feconbras, Itelvino Schinaider, atualmente vice-presidente do CRCSC e Antônio Carlos de Sá Ribas.

Em seguida, iniciaram as discussões dos pontos definidos na pauta da Assembleia. A coordenadora de Educação da Fecontesc, Rozilda Cardoso da Silva, fez uma apresentação da plataforma de cursos EAD e presenciais e de alguns ajustes que estão sendo planejados para intensificar a realização dos mesmos. Ela também abordou o Projeto de Educação Continuada em parceria com o Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRCSC) e mostrou a ideia de uma nova ação batizada de “Fecontesc Profissões”, para aproximar o estudante de Contabilidade do mercado de trabalho e da realidade da profissão.

Outro assunto foi o relatório com levantamento da arrecadação de recursos destinados aos fundos sociais, da Infância e Adolescência e do Idoso, que foi apresentado por Tadeu Oneda. Na sequência, o encarregado dos Dados da Fecontesc (Data Protection Officer – DPO), Damião Oliveira, da empresa Somaxi que faz a adequação à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Ele apresentou os principais tópicos da importância desta adaptação para atender a legislação e qual o papel do profissional contábil nesta área. “A Fecontesc vem atendendo todas as demandas da LGPD, com treinamento e medidas administrativas que garantem a proteção dos dados que são manipulados pela Diretoria e pelas colaboradoras da instituição”, ressaltou Damião Oliveira.

PARCERIAS

Entre os benefícios oferecidos pelo Sistema Fecontesc/Sindiconts está o convênio com o Instituto de Protesto e Cartórios de Protesto de SC (IEPTB), que foi apresentado pelo representante da entidade, Sérgio Acy Kollet. Outra parceria foi demonstrada por Luiz Miguel Michelon, da Floripana Seguros, que oferece descontos e cobertura de serviços com foco nos profissionais contábeis, assim como tem patrocinado os eventos.

Com soluções de gestão para empresas e entidades, a Omie também apoia atividades e eventos da Contabilidade e foi representada por Julio Peralta para mostrar aos participantes o perfil da empresa.

PRESTAÇÃO DE CONTAS

O coordenador do Conselho Fiscal, Ademir Orsi, fez apresentação do parecer das contas da Fecontesc junto com o conselheiro Jonas Bonato que também estava presente na Assembleia. Com parecer favorável, a prestação de contas foi aprovada por unanimidade.

LIDERANÇAS DAS ENTIDADES 

No final da manhã o espaço foi das falas dos presidentes das entidades contábeis, assim como dos representantes da Junta Comercial do Estado de Santa Catarina (Jucesc). O presidente do Sescon Sul, Alcebiades da Rosa Scheffer, representou os demais Sescon (Blumenau, Santa Catarina e Grande Florianópolis) e destacou a união das entidades como fundamental e lembrou também da realização dos próximos eventos, como o Conescap que será em 2023 na cidade de Fortaleza (CE).

O presidente da Jucesc, Juarez Carneiro, e o vice-presidente Luciano Kowalski, que era representante da Fecontesc como vogal da Junta, fizeram suas falas sobre o trabalho desenvolvido e a parceria com os profissionais contábeis.

A presidente do CRCSC, Marisa Schvabe de Morais, enfatizou a satisfação em ver o fortalecimento da integração das entidades, o que contribui para os resultados em prol de todos os profissionais contábeis. Ela aproveitou a oportunidade para apresentar com detalhes o acordo de cooperação técnica para execução do projeto de Educação Continuada (PEC), assinado dia 10 de novembro. “Desde que assumi o CRCSC queria muito voltar a promover capacitação e conseguimos estruturar um projeto que engloba cursos, palestras ou eventos, sempre com o foco no cumprimento das atribuições legais do CRCSC com a parceria da Fecontesc”, ressaltou ela.

Os vice-presidentes do CRCSC, Itelvino Schinaider e Lecir Ghisi, também fizeram uso da palavra para apresentar um pouco do trabalho que realizam na autarquia, na área administrativa e na fiscalização, respectivamente.

MOMENTOS DOS SINDICONTS

Durante a tarde foram discutidos vários assuntos importantes de comum interesse dos Sindiconts, assim como foram planejadas as reuniões e algumas das atividades que foram definidas para 2023. Além disso, cada presidente de Sindicont teve espaço para relatar seus desafios, trocar algumas experiências e compartilhar boas práticas entre si.

0 respostas em "Novos projetos e ações futuras pela Fecontesc durante Assembleia Geral"

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2020 FECONTESC - Todos os Direitos Reservados