• Nenhum produto no carrinho.

Fecontesc integra Fórum Simplifica SC para dar celeridade à abertura de empresas

Fecontesc integra Fórum Simplifica SC para dar celeridade à abertura de empresas

 

Na sede da Junta Comercial do Estado (Jucesc), sob a coordenação do presidente da entidade, Juarez Carneiro, ocorreu na última segunda-feira (15/8) mais uma reunião com representantes das entidades que integram o Fórum Simplifica SC. O presidente da Fecontesc, Dalvair Anghében, esteve presente junto com o vogal representante da Federação e atual vice-presidente da Jucesc, Luciano Kowalski. Estiveram também os representantes dos SESCONs do Estado, CRCSC, SEBRAE-SC, da AMPE Metropolitana, e de lideranças comerciais, empresariais e políticas.

O Fórum tem caráter técnico para discutir a redução burocrática e aceleração de processos de registro mercantil. O presidente da Jucesc fez uma apresentação, destacando a digitalização total dos serviços prestados pela entidade.

Juarez Carneiro apresentou os avanços da entidade nos últimos anos, dando destaque para o lançamento do Balcão Único dos municípios catarinenses. O Balcão é um ambiente digital que reúne toda a documentação para o processo de abertura de uma empresa, evitando a duplicidade de informações, reduzindo erros no preenchimento de dados, acelerando o processo de abertura de novas empresas. Conforme levantamento da Jucesc, em 2019 uma empresa demorava seis dias em média para ser aberta em Santa Catarina, e hoje, demora pouco mais de 24h.

A Jucesc existe há 129 anos, mas desde 2015 o trabalho de desburocratização para abertura de empresas tem sido intensificado. Em municípios como o de Mafra e São José abrir uma empresa demora cinco horas e, anteriormente, demorava 90 dias em média. Atualmente são 1.184.700 empresas ativas em Santa Catarina e 76 municípios interligados. Até o final de 2022, espera-se a conexão digital com mais 36 municípios que estão em processo de implementação e 183 cuja proposta avança junto às Câmaras Municipais.

Em relação ao número de empresas constituídas no Estado, Santa Catarina apresenta um saldo positivo de 80.911 em 2022. Foram 47.711 empreendimentos extintos e 128.618 constituídos. A próxima edição do encontro deve ocorrer na segunda quinzena de outubro, com data ainda a ser definida.

 

10 municípios com mais saldo de empresas

Florianópolis: 8.284
Joinville: 7.261
Blumenau: 4.504
Itajaí: 4.449
São José: 3.593
Chapecó: 3.132
Palhoça: 2.936
Balneário Camboriú: 2.625
Jaraguá do Sul: 2.298
Criciúma: 2.282

fórum simplifica     

 

 

Veja também: Fecontesc presente na Plenária da Jucesc e comemoração dos 129 anos da entidade

© 2020 FECONTESC - Todos os Direitos Reservados