A Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz-SC) atendeu um pedido da Federação dos Contabilistas do Estado de Santa Catarina (Fecontesc) e atualizou a ferramenta de busca dentro do Sistema de Administração Tributária (SAT) permitindo a pesquisa durante um ano e não apenas mensal. ” Neste período de entrega da declaração de imposto de renda, utilizamos muito a ferramenta de consulta NF-e do SAT da Receita Estadual, em especial para buscar as notas de entrada e saída dos produtores rurais na elaboração do livro caixa
da atividade rural”, disse o presidente da Fecontesc, Dalvair Anghében. O pleito foi respondido pelo Núcleo de Apoio ao Produtor Primário (NAPP) da Sefaz-SC.
A sugestão dessa possibilidade no SAT foi uma demanda vinda dos profissionais contábeis de várias regiões e como entidade representativa da classe contábil no Estado com 23 Sindicatos, 60 mil profissionais da área, a Fecontesc tem como obrigação estatutária a integração de seus filiados e a busca de soluções para o que vem da categoria decorrentes no exercício da profissão.
Até então, somente era possível emitir relatórios de no máximo 31 dias, ou seja mensal, o que gera trabalho maior, para extrair 12 relatórios e compilar em uma única planilha. Diante dos apontamentos a Fecontesc sugeriu que o formato antigo fosse mantido para a os produtores rurais pessoa física, com consulta de abrangência completa do ano anterior, em um só arquivo. O deferimento positivo ao pedido contribui para a eficiênciados serviços prestados pelo profissional contábil em todo o Estado.