• Nenhum produto no carrinho.

Diretoria e Sindiconts participaram de treinamento sobre implantação da LGPD nas entidades

Diretoria e Sindiconts participaram de treinamento sobre implantação da LGPD nas entidades

 

Como todo processo de mudança numa organização exige a sensibilização da alta gestão, a adequação dos processos na Fecontesc para implantação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) iniciou com a participação da presidência e na última quinta-feira (20/1) estendeu-se para toda a Diretoria Executiva e presidentes dos Sindiconts que integram o Sistema.

Foi realizado então um treinamento com todas as informações relevantes sobre o que deve ser feito para esta adequação. Assim, com as palestras de Damião Oliveira, CDPO da Somaxi, e Dalva Azevedo, CEO da Use Tecnologias, os participantes puderam receber os detalhes das ações que precisam ser implementadas em relação à segurança digital e ao uso dos chamados dados sensíveis dos sindicalizados. 

O palestrante Damião Oliveira apresentou um breve histórico da LGPD e mostrou alguns exemplos de vazamentos que ocorreram ou ataques que expõem informações sigilosas das pessoas que fazem parte de banco dados.

Por fim, em sua fala, Dalva Azevedo ressaltou os cinco pilares fundamentais para uma boa segurança da informação: confidencialidade, integridade, disponibilidade, autenticidade e irretratabilidade. “A mesa organizada e limpa evita informações espalhadas e com fácil acesso, assim como computadores bloqueados e descarte correto de documentos. São ações simples que também fazem parte da mudança de hábito para atender as exigências da LGPD”, disse, e complementou: “É mito dizer que apenas o setor de informática ou de TI deve cuidar da LGPD. Dentro de uma empresa ou de uma entidade, todos devem ter conhecimento do que precisa ser feito para esta adequação”.

 

 

Veja também: Porque Declarar IRPF com profissionais em conformidade com a LGPD?

29 de junho de 2022
© 2020 FECONTESC - Todos os Direitos Reservados