4.7
O objetivo desse curso é tratar sobre todas as questões que envolvem a apuração do PIS/Pasep e a Cofins na apuração cumulativa e na não cumulativa, com ênfase a apuração na apuração das empresas enquadradas no Lucro Real. Discutindo a aplicação das alíquotas diferenciadas e os benefícios existentes na apuração dessas duas contribuições, possibilidades do direito ao crédito. Não deixando de falar sobre as polêmicas que envolve essa apuração, tratando sobre o tema de forma crítica e construtiva, para uma aplicação consciente do processo tributário. Como também, trazer a grade discussão do momento, a exclusão do ICMS da base de apuração do PIS/Pasep e da Cofins e as consequências da aplicação da considerada tese do século.
- Objetivo: O objetivo desse curso é tratar sobre todas as questões que envolvem a apuração do PIS/Pasep e a Cofins na apuração cumulativa e na não cumulativa, com ênfase a apuração na apuração das empresas enquadradas no Lucro Real. Discutindo a aplicação das alíquotas diferenciadas e os benefícios existentes na apuração dessas duas contribuições, possibilidades do direito ao crédito. Não deixando de falar sobre as polêmicas que envolve essa apuração, tratando sobre o tema de forma crítica e construtiva, para uma aplicação consciente do processo tributário. Como também, trazer a grade discussão do momento, a exclusão do ICMS da base de apuração do PIS/Pasep e da Cofins e as consequências da aplicação da considerada tese do século.
- Público Alvo: Contadores, Advogados, tributaristas e, os seus respectivos estudantes, e afins da área tributária.
- 1 – CONCEITOS E CONSIDERAÇÕES BÁSICAS E POLÊMICAS: PIS/PASEP E COFINS
- 1.1 - Análise histórica
- 1.2 - Definições das contribuições
- 1.3 - Regimes de apuração
- 1.4 - Regime cumulativo X Regime não cumulativo
- 1.5 - Pontos Polêmicos
- 1.5.1 - ICMS - Exclusão da Base de cálculo do PIS e da Cofins
- 1.5.2 - Consequências - ICMS/Exclusão da Base de cálculo do PIS e da Cofins
- 2- INCIDÊNCIA NO REGIME CUMULATIVO
- 2.1 - Obrigatoriedade - mesmo sendo Lucro Real
- 2.2 - Alíquotas Aplicáveis
- 3 - INCIDÊNCIA NO REGIME NÃO CUMULATIVO
- 3.1 - Fato Gerador e Periodicidade
- 3.2 - Prazo e Código de Recolhimento
- 3.3 - Base de Cálculo
- 3.4 - Alíquotas Aplicáveis
- 3.5 - Crédito apurado no Mercado Interno
- 3.5.1 - Bens Adquiridos para Revenda
- 3.5.2 - Insumo
- 3.5.3 - Energia Elétrica
- 3.5.4 - Aluguéis
- 3.5.5 - Crédito Presumido
- 3.5.6 - Crédito do Ativo Imobilizado
- 3.5.7 - Cálculo Proporcional do Crédito
- 3.5.8 - Vedações na Apropriação de Crédito
- 3.5.9 - Penalidade pela utilização do Crédito Indevido
- 4 - ALÍQUOTAS DIFERENCIADAS DE PIS/PASEP E COFINS
- 4.1 - Alíquota zero
- 4.2 - Incidência Diferenciada (monofásica)
- 4.3 - Bebidas Frias
- 4.4 - Substituição tributária
- 4.5 - Suspensão
- 4.6 - Isenção
- 4.7 - Sem incidência
- 5 - PIS/COFINS – RECEITA FINANCEIRA
- 5.1 - Regime Cumulativo
- 5.2 - Regime Não cumulativo
- 5.3 - Alíquota Zero
- 5.4 - JSCP
- Associado SINDICONT – R$ 148,00
- Contador em dia com o CRSC – R$ 185,00
- Parceiros – R$ 240,00
- Demais interessados – R$ 290,00
- Data: 25 e 26 de agosto de 2021
- Horário: 13h30 as 17h30
- Reprise: O acesso a reprise do curso será liberado em até 48hs após a sua realização.
- Como faço a minha inscrição?
- Cursos ao vivo
- Acesso ao curso gravado por até 3 vezes em até 15 dias (o que terminar primeiro)
- Biblioteca dos materiais do curso contratado
- Canal para tirar dúvidas por até 24 horas após o curso
- Certificados emitidos pelo próprio participante após a realização do curso
- Compra realizada pela empresa:
- Cadastro e compra:
- 1º A empresa irá acessar o site da FECONTESC e no canto superior direito irá acessar no menu, ENTRAR e fazer seu cadastro.
- 2º Depois do cadastro realizado, a empresa irá acessar CURSOS e escolher o curso desejado. Para fazer a aquisição clique em DOIS ACESSOS OU MAIS.
- 2º Na janela que irá abrir você irá preencher as informações solicitadas e colocar a quantidade de vagas que precisa (1, 2 ou mais) e depois clicar em COMPRAR ACESSOS.
- 3º Na tela seguinte, você irá preencher as informações solicitadas e escolher a forma de pagamento (boleto ou cartão).
- Envio do curso aos participantes:
- 1º A empresa irá acessar sua conta na plataforma;
- 2º Clique em ACESSOS no menu esquerdo;
- 3º Clique em cima do curso contratado;
- 4º Clique em ADICIONAR MEMBROS, colocando o email cadastrado pelo participante (cada participante terá que acessar a plataforma e fazer o seu cadastro pessoal). O email cadastrado irá aparecer em um menu logo abaixo, basta selecionar ele e clicar no botão vermelho.
- 5ªApós a baixa do pagamento o participante irá acessar sua conta na plataforma e lá estará o curso pronto para ser acessado.
- Compra feita diretamente pelo participante:
- Cadastro e compra:
- 1º O participante irá acessar o site da FECONTESC e no canto superior direito irá acessar no menu, ENTRAR e fazer seu cadastro.
- 2º Depois do cadastro realizado, o participante irá acessar no site CURSOS e escolher o curso desejado. Para fazer a aquisição clique em FAÇA ESTE CURSO.
- 3º Na tela seguinte escolha a sua categoria (associado, ou Contador, ou Parceiros...) e depois em COMPRAR.
- 3º Agora o participante, irá preencher as informações solicitadas e escolher a forma de pagamento (boleto ou cartão).
- Acesso do curso pelo participante:
- 1º– Após a baixa do pagamento, o participante irá acessar sua conta na plataforma;
- 2º Clique em cursos no menu esquerdo e lá estará o curso pronto para ser acessado.
- Importante:
- Escolha a categoria corretamente pois a informação será verificada pelo Sindicont local e pode ocasionar cobrança adicional, caso a categoria escolhida não seja condizente com a do participante;
- É importante que cada participante tenha seu cadastro pessoal para que o certificado seja emitido corretamente.