• Nenhum produto no carrinho.

Artigo: Adaptações e avanços na Contabilidade

Artigo: Adaptações e avanços na Contabilidade

 

*por Dalvair Anghében, presidente da Federação dos Contabilistas de Santa Catarina (Fecontesc)

(publicado no Jornal Notícias do Dia – 25/4/2022)

A aceleração do uso das tecnologias provocada pela pandemia mudou o cenário para os profissionais de Contabilidade. Já vínhamos tendo avanços para diminuição do uso do papel e aumento das ferramentas on-line, mas os últimos dois foram de rápida evolução e todos precisaram se adaptar para sobreviver. O período intenso de digitalização dos escritórios de Contabilidade reforçou nosso papel como protagonistas para a gestão das empresas. Assim como os peritos, auditores e contadores públicos que estão ainda mais conectados com o trabalho virtual.

O momento é para pensarmos sobre a profissão, já que nesta semana comemoramos o Dia do Profissional Contábil (25 de abril).  Somos indispensáveis para o desenvolvimento dos negócios e para o planejamento financeiro e tributário, seja na iniciativa privada ou nos órgãos públicos. Neste período do ano também somos lembrados pelas declarações de Imposto de Renda, que fazem parte do nosso dia a dia, mas estamos também no planejamento estratégico e financeiro de todas as instituições.

Entre as tantas atribuições dos profissionais de Contabilidade destacamos a organização dos pagamentos de tributos, elaboração das demonstrações contábeis e da situação patrimonial e financeira, que entrega assim os dados fundamentais para as tomadas de decisão nas empresas e em todas as instituições, incluindo as públicas que cada vez mais precisam ter transparência na prestação de contas.

Assumi neste ano a presidência da Federação dos Contabilistas de Santa Catarina, a Fecontesc, com a missão de evoluir ainda mais e garantir a valorização da Contabilidade. Junto com uma Diretoria empenhada, estamos ampliando nossas ações, melhorando a área de educação continuada, e mais atuantes junto às autoridades para aprimorar nossos serviços.

A Federação tem 23 Sindiconts filiados que estão todos os dias atuando para dar o respaldo necessário aos profissionais em todo o Estado. Estamos no momento de transformação e a categoria demanda inovação contínua para nos reinventarmos com tantas mudanças. O trabalho híbrido veio para ficar, assim como a exigência por mais agilidade e resultado, mas temos certeza que as habilidades dos profissionais de Contabilidade rapidamente se adaptam para entregar serviços com mais qualidade.

 

Veja também: Presidente da Fecontesc tira dúvidas sobre IRPF 2022 ao vivo em telejornal

20 de julho de 2022
© 2020 FECONTESC - Todos os Direitos Reservados