Evento promovido pelo Núcleo de Contadores e Núcleo da Mulher Empreendedora reuniu lideranças locais e contou com representação da Fecontesc.
Na noite desta quinta-feira (18), a Associação Empresarial de Caçador (ACIC) sediou uma palestra dedicada aos impactos da Reforma Tributária no ambiente empresarial. A atividade foi organizada pelo Núcleo de Contadores e pelo Núcleo da Mulher Empreendedora da entidade, reunindo empresários e profissionais da região interessados em compreender os desafios e as oportunidades trazidos pelas mudanças no sistema tributário.
O encontro teve como palestrante o contador e empresário contábil Roberto Aurélio Merlo, vice-presidente técnico do Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRCSC). Em sua exposição, Merlo destacou a nova ordem fiscal, a forte atuação do Fisco federal e estadual, os riscos e precauções necessários e a realidade econômica e financeira que as empresas precisarão enfrentar nos próximos anos.
Representando a Fecontesc, a vice-presidente do Meio Oeste, Cladi Ana Frozza Vescovi, marcou presença no evento, reforçando a importância da participação da Federação em espaços de debate que aproximam a contabilidade do setor produtivo e oferecem subsídios práticos para a tomada de decisão empresarial.
Durante a palestra, também foram discutidos temas como os quatro regimes tributários previstos na legislação, o peso da carga fiscal e as perspectivas para os negócios a partir de 2026, quando as novas regras começam a impactar diretamente o dia a dia das organizações.
Ao final, os participantes destacaram a relevância do encontro para ampliar o entendimento sobre a Reforma e preparar os empresários para um cenário que exigirá maior planejamento tributário e estratégico.