Ir para o conteúdo
  • Home
  • Sobre
  • Notícias
  • Certificação Digital
  • Cursos
  • Parcerias e Convênios
  • Contato
MARCA CORTADA
Entrar

Fecontesc e Secretaria da Fazenda buscam mais produtividade para TAT

  • De Sara Caprario
  • 09/05/2023
  • 10:53

Fecontesc e Secretaria da Fazenda buscam mais produtividade para TAT

Uma das prioridades alinhadas no encontro com as federações que compõem o TAT é reduzir o tempo médio de tramitação dos processos de quatro anos e meio para três anos

Ações para garantir mais celeridade à análise dos processos do Tribunal Administrativo Tributário (TAT) entraram na pauta da Secretaria de Estado da Fazenda e dos dirigentes das federações empresariais de Santa Catarina. Em reunião na tarde de segunda-feira (8/5) com a participação do governador Jorginho Mello e do secretário Cleverson Siewert, o presidente do TAT, Newton Gonçalves de Souza, apresentou um raio-x do tribunal e um plano de trabalho. O presidente da Fecontesc, Dalvair Anghében, esteve presente no encontro.

Governo e empresários devem voltar a se reunir para apresentar suas respectivas propostas e definir novas ações em conjunto.

Responsável por julgar em instância administrativa os debates fiscais relativos à aplicação da legislação tributária catarinense, o TAT tem atualmente cerca de 1,5 mil processos em andamento, que somados correspondem a pouco mais de R$ 4 bilhões em impostos sob análise. O tempo de tramitação está longe do ideal: cada caso leva em média quatro anos e meio para ser encerrado. Um dos objetivos é reduzir esse prazo para no máximo três anos. Para aumentar o volume de processos analisados, a gestão pública e os dirigentes empresariais concordaram em discutir a implementação de medidas voltadas ao aumento da produtividade, sem perder de vista os critérios e a qualidade das relatorias dos processos.

“Este é o momento de ouvir, dialogar e buscar soluções para mudar o que não está funcionando tão bem. Não temos compromisso com o erro e com nada que não possa ser melhorado”, disse o governador aos empresários.

Ações para aumentar a produtividade do TAT de SC

Além dos auditores fiscais da Fazenda/SC, as quatro câmaras de julgamento do TAT contam com conselheiros da Fiesc, Fecomércio, Faesc, Fampesc, Fecontesc, Fetrancesc, FCDL, Facisc e Fhoresc. Entre as providências previstas no plano estão a instituição de metas de trabalho. Outra medida em estudo é a ampliação do número de sessões de julgamento. Foram 53 sessões no ano passado. Se cada câmara realizasse quatro sessões ao mês, o volume anual chegaria a 176 sessões de julgamento. Outra prioridade é melhorar a comunicação com o contribuinte, além de modernizar a legislação e o sistema operacional do TAT.

“O nosso desafio é estreitar relações e aprimorar o processo de desburocratização do Estado. Estamos dividindo informações importantes para que vocês tenham conhecimento dos números e colaborem com esse processo. O objetivo de todos nós é melhorar a relação do contribuinte com o TAT, com o Fisco e com as lógicas fiscais”, reforçou o secretário Cleverson Siewert.

A presidência do TAT tem a expectativa de incrementar o número de sessões de julgamento em 50% dentro de um ano e em 100% no segundo ano. “Temos bons conselheiros federativos e fazendários, com boa atuação, mas precisamos dar celeridade aos julgamentos”, avaliou Newton de Souza.

Os dirigentes das federações se disseram dispostos a colaborar com as discussões em torno da gestão e produtividade do TAT. “Como representante do Sistema Fecontesc/Sindiconts posso adiantar que os profissionais contábeis atuam com agilidade, possuem conhecimento para tal e atenderão as demandas em prol do desenvolvimento do Estado”, disse o presidente da Fecontesc, Dalvair Anghében.

“As federações empresariais serão parceiras do Governo do Estado para elevar a produtividade do trabalho do TAT e atuarão para ampliar o suporte que dão aos conselheiros que as representam no Tribunal de maneira voluntária”, disse o presidente da Fiesc, Mario Cezar de Aguiar.

Para o presidente da Facisc, Sérgio Rodrigues Alves, o setor público e as entidades federativas devem construir, em conjunto, soluções que venham ao encontro dos interesses do governo e da classe produtiva. “Não estamos preocupados com quantidade e sim com a qualidade e justiça nos julgamentos”, explica Alves.

Mensagem de incentivo ao setor produtivo

Além de discutir propostas para o TAT, o governador Jorginho Mello aproveitou para deixar uma mensagem de incentivo ao setor produtivo e pedir a cooperação dos representantes das federações no encaminhamento de pautas prioritárias do Governo do Estado.

“Temos que encontrar caminhos e soluções. É isso o que nós estamos fazendo. O governo precisa de apoio para facilitar a vida de quem produz e está empreendendo”, afirmou.

O governador ouviu os pleitos das entidades e detalhou medidas colocadas em prática nos primeiros meses de governo, bem como as dificuldades financeiras enfrentadas pelo Estado. Foram discutidas, principalmente, demandas em Infraestrutura e na área da Saúde.

No curso sobre regras gerais do ISS abrangendo os casos de retenção e análise de itens de serviços da Fecontesc, você pode aprender mais sobre as regras tributárias em Santa Catarina e se manter atualizado sobre as melhores práticas fiscais. Confira o curso e saiba mais clicando aqui!

Com informações da Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Fazenda

 

Mantenha-se informado sobre as iniciativas e ações para melhorar a análise de processos fiscais no estado. No nosso Instagram clicando aqui.

Leia também

Chapecó será a primeira cidade a receber o Ciclo de Palestras da Reforma Tributária 2026

Primeiro encontro será realizado em março e marca o início...

Fecontesc participa da 71ª Cerimônia Virtual de Entrega de Registros Profissionais do CRC-SC

Evento marcou a entrada oficial de novos profissionais na atividade...

Fecontesc destaca diálogo institucional e reforça colaboração da classe contábil após live com a Jucesc

Live promovida pela Junta Comercial de Santa Catarina, com apoio...

  • Home
  • Sobre
  • Notícias
  • Certificação Digital
  • Cursos
  • Parcerias e Convênios
  • Contato
  • Home
  • Sobre
  • Notícias
  • Certificação Digital
  • Cursos
  • Parcerias e Convênios
  • Contato

(48) 99921-3042

(48) 99921-3042

Documentos
  • Tabela RCC 2024
  • Tabela RCC 2025
Privacidade
  • LGPD

RUA ANITA GARIBALDI, 79 - ED MIGUEL DAUX SALA 302 - CENTRO - FLORIANÓPOLIS - SC

©2026 Fecontesc – Todos Direitos Reservados | RUA ANITA GARIBALDI, 79 – ED MIGUEL DAUX SALA 302 – CENTRO – FLORIANÓPOLIS – SC CEP: 88010-500 | CNPJ: 83.729.848/0001-83

Desenvolvido por

Entrar
A senha deve ter no mínimo 8 caracteres de números e letras, conter pelo menos 1 letra maiúscula
Tipo
CPF
CNPJ
Telefone
Excluir arquivo
Tem certeza de que deseja excluir este arquivo?
Cancelar Excluir
Concordo com o armazenamento e manuseio dos meus dados por este site. política de Privacidade
Lembre de mim
Entrar Inscrever-se
Restaurar senha
Enviar link de redefinição
Link de redefinição de senha enviado para o seu e-mail Fechar
Sua inscrição foi enviada Enviaremos um e-mail assim que sua inscrição for aprovada. Vá para o perfil
Sem conta? Inscrever-se Entrar
Esqueceu sua senha?