Presidente da Fecontesc prestigia posse de Diretoria do Sindicont Chapecó
Posse festiva da nova diretoria do Sindicato dos Contabilistas de Chapecó ocorreu nesta semana. Gestão 2023/2024 atuará fortemente na valorização profissional
“Estamos vivendo um período de mudanças e transformações no qual fica cada vez mais evidente a importância de nosso papel. É inquestionável que, com o avanço da tecnologia, mudou o cenário da contabilidade. Tenho a nítida sensação que, a cada ano, aumenta o nível de compreensão da sociedade sobre o papel do contador. Talvez porque a presença do contador tornou-se cada vez mais necessária para a sociedade e para as empresas”. Assim o presidente do Sindicato dos Contabilistas de Chapecó (Sindicont), Carmo Alex Röhrig, resumiu a importância da profissão, durante seu pronunciamento de posse.
A nova diretoria do Sindicont, gestão 2023/2024, assumiu em janeiro deste ano e, nesta semana, foi empossada em solenidade festiva. O evento contou com a transmissão de cargo e jantar de confraternização. O presidente da Fecontesc, Dalvair Anghében, prestigiou a solenidade e destacou a importância do Sistema Fecontesc/Sindiconts na valorização e representação dos profissionais contábeis em todo o Estado.
Carmo Alex reassumiu o compromisso com a valorização do profissional contador e com as responsabilidades do Sindicont perante os associados e na atuação na comunidade. Salientou que o contador deve ter uma formação técnica e científica para desenvolver atividades específicas da prática profissional, com capacidade de externar valores de responsabilidade social, justiça e ética.
“Nesse cenário, o profissional deve ser flexível, estudioso e preparado para um ambiente de permanente mutação, no qual a competição e exigências crescem a cada dia. O exercício da profissão exige certa transversalidade. Por isso, o contador deve saber comunicar-se com as outras áreas da atuação humana e não deve focalizar apenas conhecimentos restritos aos temas contábeis e fiscais. Deve participar de eventos destinados à sua permanente atualização profissional, orientar e dar suporte para as tomadas de decisões e estar consciente de sua responsabilidade social e profissional”, enfatizou.
De acordo com o presidente, as prioridades da nova gestão à frente do Sindicont incluem dar continuidade ao trabalho das diretorias anteriores, fortalecer o Programa de Educação Continuada, promover o Encontro Regional de Ciências Contábeis (Erccont), editar o Infocont, firmar novos convênios nas mais variadas áreas, fazer a defesa técnica e política da categoria e ampliar o quadro social.
Outro projeto para os próximos anos é a construção de uma nova sede para o Sindicont, para abrigar cursos, eventos e atender melhor os associados. A contratação de projetos arquitetônico e de engenharia foi aprovada em assembleia em 2021. Além da atual sede, o Sindicont possui um terreno de 360 metros quadrados na rua Marechal Deodoro da Fonseca, adquirido em 2015. “A diretoria está estudando as melhores propostas e os encaminhamentos para o aproveitamento da área”, frisou Carmo Alex. Ele também enalteceu a importância de todos os diretores para cumprir a missão de conduzir o Sindicont no próximo biênio.
O presidente da gestão 2021/2022, Everton Alberto Bortolotto, lembrou que foram dois anos atípicos, com a pandemia de covid-19, muitas mudanças e a necessidade de adaptação. “Tivemos um primeiro ano de mandato ainda afetado pela pandemia, com restrições quanto aos encontros presenciais, fazendo com que mantivéssemos os cursos, reuniões e demais encontros apenas em formato on-line. Apesar disso, conseguimos manter regularmente as atividades do Sindicont, principalmente no que tange o Projeto de Educação Continuada, como também a representatividade da entidade nas demandas junto aos órgãos governamentais”, realçou, ao acrescentar que fazer parte desta entidade como presidente foi um grande desafio, mas também muito gratificante e de um aprendizado enorme. “Com muita responsabilidade, buscamos representar os profissionais da contabilidade da melhor forma possível”, salientou.
Também se manifestaram na solenidade o presidente Federação dos Contabilistas do Estado de Santa Catarina (Fecontesc), Dalvair Anghében, vice-presidente da Câmara Técnica do Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRC/SC), Roberto Aurélio Merlo, , o diretor regional do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis, Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de Santa Catarina (Sescon/SC), Cristiano Biff, e o contador da prefeitura, Roberto Zolet.
O evento teve apoio institucional da Cooperativa de Crédito Maxi Alfa de Livre Admissão de Associados (Sicoob MaxiCrédito), Safeweb, Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), Tecsystem Soluções em Sistemas, Thomson Reuters – Domínio Sistemas, Omie Unidade Chapecó, Ocupacional Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho, Questor Sistemas e Vértice Incorporadora.
A Sindicont foi fundado em 16 de outubro de 1996, abrange 30 municípios e ultrapassa a marca dos 130 profissionais associados.
Para ficar por dentro das novidades e ações da Fecontesc e de seus sindicatos filiados, não deixe de seguir o perfil oficial da entidade no Instagram, clicando aqui
Se você quer começar o ano novo com suas finanças organizadas, confira as dicas e orientações da Fecontesc sobre como planejar as contas de início de ano, clicando aqui
DIRETORIA ELEITA PARA A GESTÃO 2023/2024
Presidente: Carmo Alex Röhrig
Vice-Presidente: Elaine Tomasi
Diretor Secretário: Valdecir Gubiani
2ª Diretora Secretária: Rejane Salete Vogt
Diretor Financeiro: Sandro Rebellato
Vice-Diretor Financeiro: Guilherme Matheus Signore
Diretora de Divulgação e Eventos: Sônia Jucelda Innocente Disner
Diretora Social: Ilse Maria Sulzbach
Diretor de Esportes: Everton Alberto Bortolotto
2º Diretor de Esportes: Gelson Luiz Dal Ri
Conselho Fiscal
1º Titular: Jorge de Alencar Mueller
1º Suplente: Arlei Antonio Sete
2º Titular: Bruno João Tem-Pass
2º Suplente: Celso Camilo Broetto
3º Titular: Airton Celuppi
3ª Suplente: Silvana Fernanda Ody Martinelli