• Nenhum produto no carrinho.

Presidente da Fecontesc fez palestra durante 5ª edição do Erccont

Presidente da Fecontesc fez palestra durante 5ª edição do Erccont

Encontro Regional foi promovido nesta semana pelo Sindicont Chapecó, Uceff, Unoesc, Unochapecó e Unopar e contou com stand-up do Contador Revoltado

Quem nunca se revoltou em um dia de trabalho, seja pela quantidade de atividades ou pelo cansaço? Mas também quem nunca riu sobre as situações cotidianas? De maneira descontraída, o contador mais revoltado do país fez piada com alguns desses momentos em show de stand-up na quinta-feira (6), durante o 5º Encontro Regional de Ciências Contábeis (Erccont), no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nes, em Chapecó. O evento foi promovido pelo Sindicato dos Contabilistas de Chapecó (Sindicont) e pelas instituições de ensino superior Uceff Faculdades, Unoesc Chapecó, Unochapecó e Unopar. Com apoio da Fecontesc, o Encontro contou com uma palestra do presidente da Fecontesc, Dalvair Anghében.

Empreendedor contábil e sócio da Contplan Contabilidade, Lucas Lima personifica o Contador Revoltado. Fenômeno na internet, com 199 mil seguidores nas redes sociais, Lucas é influenciador digital e aborda durante a palestra a rotina dos escritórios contábeis e algumas situações do dia a dia do contador de uma forma divertida e bem-humorada.

Foi com muitas gargalhadas do público que ele discorreu sobre temas como escolha da profissão, período na universidade, dúvidas e questionamentos das disciplinas dos cursos de Ciências Contábeis, como introdução à contabilidade, débito e crédito. Na rotina de escritórios contábeis, brincou com termos e instrumentos da profissão, discorreu sobre períodos que demandam bastante trabalho, como o imposto de renda, e também sobre o registro no Conselho Regional de Contabilidade (CRC).

Interagindo com o público, Lucas também falou sobre clientes que pedem coisas impossíveis, citando exemplos que ocorreram com ele mesmo. Sugeriu que junto com a carteirinha do CRC fosse entregue alguns acessórios, como uma pasta sanfonada para que os clientes organizassem seus documentos com datas e uma bola de cristal, para poder ter resposta aos pedidos impossíveis. O show também contou com paródias de músicas e participação do público.

SOFT SKILLS

A programação do Erccont contou o painel “As soft skills mais valorizadas na contabilidade: pratique e torne-se referência em sua profissão!”, com participação do presidente da Federação dos Contabilistas do Estado de Santa Catarina (Fecontesc), Dalvair Anghében, e do conselheiro do Conselho Regional de Contabilidade (CRCSC), Alcindo Oliveira Lopes. A mediação foi feita pela coordenadora do curso de Ciências Contábeis da Uceff, Leossania Manfroi.

A palavra “skills” significa habilidades. As hard skills são as habilidades técnicas que um profissional possui. As soft skills são as habilidades relacionadas ao comportamento humano, pessoais e intangíveis. Anghében e Lopes ressaltaram que as duas competências são fundamentais e se complementam.

No passado se diferenciava quem tinha uma graduação. “Era mais difícil cursar ensino superior, havia menos instituições e era um diferencial”, comentou Lopes, ao destacar que além das habilidades técnicas e comportamentais, atualmente é preciso acompanhar o mercado, as tecnologias e digitalização. Para ele, é essencial desenvolver habilidades de gestão de pessoas e de projetos, de comunicação e ser resiliente. Anghében citou como fundamentais também a capacidade de resolver problemas, ter ética no trabalho, saber trabalhar em equipe, saber fazer a gestão do tempo, ter criatividade e inovação e raciocínio lógico. “São habilidade possíveis de aprender e desenvolver, se treinar e estudar”, frisou.

Anghében e Lopes ressaltaram que o mercado está aquecido e sedento por bons profissionais. Também falaram da importância de ter paciência, da necessidade do tempo de aprendizado também no mundo do trabalho, tanto durante quanto após a formação acadêmica, e da importância de participar das entidades de classe, que proporcionam conhecimento, troca de experiências com os colegas e muito relacionamento.

Sobre o Erccont – Considerado o maior evento de Contabilidade para estudantes da região Oeste, o Erccont está na 5ª edição. O objetivo do evento é aperfeiçoar e unir os acadêmicos e os profissionais, fortalecendo a classe contábil. O presidente do Sindicont, Everton Bortolotto, destacou que a intenção também é possibilitar a busca pelo aprimoramento enquanto estudantes e profissionais. “O profissional da área de Ciências Contábeis é imprescindível a qualquer empresa ou instituição, para o controle, desempenho e evidenciação do envolvimento com a sustentabilidade organizacional a partir do tripé econômico, social e ambiental. Esse profissional deve estar devidamente habilitado e dispor de conhecimentos específicos e atualizados com as constantes mudanças nos cenários mundiais”.

O Erccont 2022 teve patrocínio da Questor, Sicoob MaxiCrédito, Frutas Real, Casaredo, Pontual Formaturas, Gráfica Expresso, Tecsystem/JB Software, Omie Unidade Chapecó, Sucos Prat’s, Lassberg e Nilo Tozzo Distribuidora, apoio da Fecontesc e do Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRCSC).7

 

Com informações do Sindicont Chapecó

 

 

0 respostas em "Presidente da Fecontesc fez palestra durante 5ª edição do Erccont"

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2020 FECONTESC - Todos os Direitos Reservados