Sindicont Chapecó orienta sobre como planejar as contas de início de ano
Primeiramente, o ano inicia com novas metas e objetivos, mas nem sempre a organização financeira está entre eles. Logo nos primeiros meses do ano, os brasileiros se deparam com gastos inevitáveis para o período, como impostos, sendo necessário planejamento para pagar dentro do prazo e, muitas vezes, conseguir descontos.
O Sindicato dos Contabilistas de Chapecó (Sindicont) organizou uma lista com as principais informações sobre as despesas dos primeiros meses do ano. Entre elas estão o Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU), o Imposto sobre Veículo Automotor (IPVA), matrículas, materiais escolares, uniformes e viagens de férias. O presidente da entidade, Everton Bortolotto, frisa que todos os custos são previsíveis, podendo ser possível se antecipar, fazendo a utilização de planilhas de controles financeiros para planejar por meio de um fluxo de caixa, projetando as entradas e saídas de recursos.
IPTU
A cobrança sempre aparece em janeiro e deve ser feita pelos proprietários de imóveis e terrenos e para quem paga aluguel. Em Chapecó, é comum a Prefeitura oferecer descontos para quem paga à vista. “É uma alternativa para gastar menos”, comenta Everton. Em caso de impossibilidade do pagamento em cota única, pode ser feito o parcelamento. Se você paga aluguel, vale conferir com a imobiliária as possibilidades disponíveis para quitar o imposto. O IPTU incide sobre as propriedades urbanas. Sobre as propriedades rurais incide o Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (ITR).
IPVA
Quem tem carro também precisa ficar atento ao IPVA, que entra nas contas de início de ano se o vencimento for em janeiro ou fevereiro. O valor do imposto é calculado a partir do valor venal do veículo, é diferente para cada modelo-ano, para cada Estado em que está registrado e pode ser parcelado. Então, o valor é atualizado anualmente e está disponível nos sites dos Departamentos Estaduais de Trânsito. Além do IPVA, os proprietários de automóveis precisam ficar atentos aos pagamentos do licenciamento anual e do Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores Terrestres (DPVAT).
MATRÍCULAS E MATERIAIS ESCOLARES
Quem tem filhos sabe que o investimento em matrículas, materiais escolares e uniformes pode ser alto, mesmo comprando apenas o básico. “Além disso, se os filhos fazem algum curso, esporte ou outra atividade, esses também devem ser contabilizados, assim como faculdade ou pós-graduação dos pais”, reforça o presidente do Sindicont. Então, para economizar, a principal dica é pesquisar preços e planejar as compras, sem deixar para a última hora.
SEGUROS
A princípio, todo seguro contratado tem renovações anuais. então, se você possui seguro de vida, automotivo, de casa, celular ou outro, fique de olho na apólice para ver se isso vale para você e se planejar com essas taxas.
CONTAS DE NATAL, ANO NOVO E VIAGENS
Natal, réveillon e férias são momentos importantes para diversas famílias, sendo comum gastos a mais com presentes, celebrações e viagens. Parcelar é uma alternativa, desde que esteja no seu planejamento financeiro. Assim, o quanto antes conseguir quitar, melhor. Então, se for possível em janeiro e fevereiro, ficará com as contas em dia para o ano que seguirá.
IMPOSTO DE RENDA
Outro cuidado é com relação ao Imposto de Renda. A declaração é feita entre março e abril. “É importante já ir se programando e, além disso, ter o resguardo das despesas de educação e saúde, por exemplo, que são dedutíveis. Esse controle pode ser feito durante o ano, assim, no momento da declaração, estará tudo organizado e não haverá nenhuma surpresa, principalmente para quem tem duas fontes de renda que, ao serem somadas, pode acabar gerando imposto extra para pagar e não terá a restituir”, explica o presidente do Sindicont.
AUTÔNOMOS E MEIS
Para quem é autônomo, vale ficar atendo à renovação do alvará, em março. Então, o ajuste anual acontece para diferentes atividades. Os microempreendedores individuais (MEIs) também têm contas com o fisco. Assim, devem entregar a Declaração de Arrecadação do Simples Nacional (DAS/MEI) junto à Receita Federal, cujo prazo iniciou em janeiro e prossegue até 30 de maio. Bem como, a entrega é obrigatória para todos os MEIs e o envio on-line do documento fora do prazo acarretará em multa. Assim, a não entrega da declaração por dois anos consecutivos torna a empresa inapta, impossibilita a emissão de nota fiscal, obtenção de certidões, além de impedir a obtenção de crédito em bancos e instituições financeiras.
OUTRAS RECOMENDAÇÕES
Por fim, o início de ano pode ter despesas adicionais, mas o importante é se prevenir, pois boa parte dos custos são previsíveis e há como se planejar. “É importante as pessoas terem controle durante todo o ano, principalmente dos gastos pessoais. Assim, o uso de planilhas ajuda nessa tarefa, para colocar no papel as receitas e as despesas de cada mês. Contudo, essa é a melhor maneira para se programar com os gastos e as despesas do ano”, reforça Everton Bortolotto.
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