Sindicato filiado à Fecontesc reforça campanha contra fake news com apoio do Governo do Estado
Audiência com o governador Carlos Moisés encerra o ciclo de apresentações da campanha a todos os poderes constituídos no Estado e recebeu apoio das autoridades
O presidente do Sindicato dos Auditores de Finanças Estaduais de Santa Catarina (SINDAF SC), Sandro Medeiros Alves, apresentou ontem (2/8) a campanha de combate às fake news promovida pela entidade ao governador Carlos Moisés. Durante a audiência – realizada na Casa D’Agonômica – o governo do Estado manifestou apoio à iniciativa. O SINDAF SC é filiado à Fecontesc.
Com esta audiência, o SINDAF SC fechou o círculo de apresentação aos três poderes, pois a campanha já foi apresentada ao Tribunal de Justiça de Santa Catarina, Ministério Público de Santa Catarina, Tribunal de Contas do Estado, Procuradoria Geral do Estado e Assembleia Legislativa, conquistando o apoio de todos.
Também participaram do encontro o secretário de Estado da Fazenda, Paulo Eli, e os Auditores de Finanças Michele Roncalio (secretária adjunta da SEF), Jefferson Fernando Grande, Paulo Sérgio de Souza, Arleny Pacheco (diretores de Contabilidade e de Informações Fiscais da SEF, de Planejamento Orçamentário e do Tesouro Estadual, respectivamente) e Valéria Vieira.
Durante cerca de uma hora os presentes conversaram sobre os efeitos negativos das fake news, independentemente do assunto em questão.
“Seja na economia, na política, em assuntos relacionados à saúde, por exemplo, os efeitos de notícias falsas são prejudiciais. E neste ano eleitoral esse problema fica ainda mais preocupante, pois mexe com pilares importantes para a sociedade, como é o caso da democracia”, explicou Sandro.
No encontro foi destacada a importância do cidadão verificar a procedência das notícias para não se deixar manipular ou até mesmo compartilhar informações distorcidas, mentirosas ou descontextualizadas.
“A participação de cada um de nós nesse processo de combate a essas práticas é fundamental, e só com educação, conscientização e responsabilidade, poderemos mudar essa realidade”, completou o presidente do SINDAF-SC.
Com texto e fotos da Assessoria de Comunicação do SINDAF SC
Veja também: Presidente da Fecontesc tira dúvidas sobre IRPF 2022 ao vivo em telejornal