Ação reforça o papel social do contador e incentiva a destinação do imposto a projetos locais
Içara recebeu no último sábado (10) a ação “IRPF na Praça”, que levou orientações gratuitas sobre a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) à comunidade. Realizada na Praça Matriz São Donato, a iniciativa integrou a campanha de conscientização sobre a destinação do IR a projetos sociais e contou com o apoio da Fecontesc (Federação dos Contabilistas de Santa Catarina), do Sindicont Criciúma, Sindicont Tubarão e Região, Prefeitura de Içara, Unesc e de outras entidades locais.
Profissionais da contabilidade estiveram à disposição da população para tirar dúvidas sobre o preenchimento da declaração e explicar como é possível destinar parte do imposto devido a fundos municipais que apoiam projetos voltados à infância, à adolescência e à pessoa idosa. A ação também buscou destacar o impacto social do trabalho contábil, valorizando o papel do contador como agente de transformação.
“O contador tem um papel fundamental não só técnico, mas também social. Ao orientar a população e incentivar a destinação do IR, contribuímos para políticas públicas que realmente impactam a comunidade”, afirma Eduardo Macarini Speck, presidente do Sindicont Criciúma.
O envolvimento de diferentes instituições fortaleceu a proposta da iniciativa. A prefeita de Içara, Dalvania Cardoso, destaca a importância de parcerias como essa para aproximar a população de seus direitos tributários. “Conseguimos reunir um grupo de profissionais preparados para ajudar a população, reforçando a importância de que os recursos do imposto fiquem na cidade para apoiar a infância e o idoso”, destaca.
Além de facilitar o acesso à informação, o evento destacou que cada contribuinte tem a possibilidade de fazer escolhas que impactam diretamente a sua própria comunidade. Para o presidente do Sindicont Tubarão, Marcelo Daltoe, esse é um dos principais méritos da campanha. “Você pode escolher se o dinheiro vai para Brasília ou fica na sua cidade. Colabore com seu município”, incentiva.
A articuladora dos fundos municipais de infância e do idoso de Içara, Marivalda Brígido, também participa da ação e reforça o alcance dessas destinações. “O imposto investido aqui transforma vidas. Ele chega às instituições, apoia as famílias, as crianças e também os professores que estão na linha de frente”, declara.
A Fecontesc parabeniza os envolvidos na ação e reforça seu compromisso com a valorização da contabilidade e com iniciativas que aproximam a categoria da sociedade. A Federação acredita que ações como o “IRPF na Praça” ampliam a consciência cidadã e mostram como o trabalho do contador vai muito além da burocracia: ele gera impacto direto na vida das pessoas.