Fiscal Cripto: a pioneira para declarações de criptoativos no Brasil
Assuntos como criptomoedas, redes blockchain, exchanges e tudo que envolve este mercado, são de grande interesse de investidores brasileiros, e mais ainda em fiscais de criptoativo. Para se ter uma ideia, no final de 2021, haviam mais de 10 milhões de pessoas físicas investindo em criptoativos no Brasil, o que representava o dobro do número de investidores da bolsa.
Mesmo com a queda do mercado cripto em 2022, diversos acontecimentos no país indicam que, apesar dos números já expressivos, este mercado tem tudo para crescer ainda mais. Com um Banco Central pró-cripto, um novo Marco Regulatório de Criptoativos aprovado pelo Congresso e sancionado em dezembro de 2022, além da entrada de grandes players financeiros que oferecem serviços desse mercado, como Nubank, Santander, Itaú, Mercado Livre, BTG Pactual e XP Investimentos, o Brasil tem a oportunidade de ser um celeiro de inovação regulatória para esse mercado a nível global.
Para isso, porém, é urgente que profissionais da área contábil se especializem acerca do assunto. Para que os criptoativos alcancem sua promessa de revolucionar o dia-a-dia das pessoas, é preciso que sejam adotados institucionalmente, por empresas que fazem parte deste dia-a-dia. E não há empresa que possa realizar isso sem que seus profissionais contábeis entendam a respeito do assunto.
Entretanto, muitos contabilistas desconhecem o fato de que operações que envolvem criptoativos precisam ser declaradas para a Receita Federal, de acordo com a legislação vigente, e os que conhecem têm, em geral, dúvidas sobre como fazer estas declarações. Prova disso é o fato de que apenas 5% dos investidores de criptoativos faziam suas declarações mensalmente, de acordo com dados da Receita Federal para o final de 2021.
Para piorar este cenário, fazer a declaração é muito complexo, mesmo para quem sabe o que é necessário. Um investidor precisa seguir 16 etapas, desde baixar os extratos das exchanges e blockchains até classificar as operações de acordo com os tipos jurídicos, conforme as regras da Receita Federal, para finalmente descobrir se precisa cumprir alguma obrigação no mês e, em seguida, entregar a declaração ou pagar imposto. Estimamos que para fazer uma declaração simples com apenas cinco operações por mês, são necessárias entre uma e duas horas por mês, mesmo com conhecimento prévio. Isto torna inviável para um investidor brasileiro fazer a declaração de dezenas, centenas ou milhares de operações que realiza todos os meses.
Para resolver estes problemas, em março de 2021, foi fundada a Fiscal Cripto, uma startup pioneira que oferece software proprietário capaz de integrar automaticamente com as maiores exchanges e redes blockchains do mundo, organizar todas as informações das operações do investidor e fazer todos os cálculos para a entrega das declarações e pagamento de imposto.
Mesmo com os já mais de 5.000 usuários e os diversos contadores que utilizam nossa ferramenta para realizar as declarações de seus clientes, sabíamos que precisávamos ir além de ser um software. Estando na vanguarda deste assunto no Brasil, iniciamos parcerias com as principais associações brasileiras de profissionais da área contábil, como é o caso da FECONTESC, com o objetivo de promover educação de qualidade acerca do assunto para contabilistas de todo o país.
Se ao ler este artigo você se interessou pelo assunto e quer se especializar neste tipo de conhecimento, confira os nossos cursos que são oferecidos gratuitamente junto com a FECONTESC. Espero te ver em algum deles!
Sobre o autor
Guilherme Zamur é empreendedor, investidor apaixonado por criptoativos e fundador da Fiscal Cripto, software pioneiro em fazer declarações de criptoativos para investidores brasileiros.
É bacharel e mestre em Administração de Empresas pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo (EAESP) da Fundação Getulio Vargas, atuou como pesquisador convidado na Indiana State University (IUPUI) e como consultor estratégico.
O curso da FECONTESC sobre declaração de criptoativos é o melhor lugar para contabilistas aprenderem sobre as regras e regulamentos aplicáveis a esse mercado em rápida evolução, é só clicar aqui.
Por último, que ficar por dentro do que acontece na Fecontesc? é só seguir a gente no instagram, @Fecontesc.