Sindicont Chapecó participa do evento: “Conversa com o Simplifica”
Cerca de 120 profissionais da contabilidade participaram do Conversa com o Simplifica, evento promovido pela Prefeitura de Chapecó, em parceria com o Sindicato dos Contabilistas de Chapecó e Região (Sindicont), na última semana. O objetivo foi esclarecer dúvidas dos profissionais e repassar informações para as empresas.
O presidente do Sindicont, Carmo Alex Röhrig, avaliou que o encontro foi produtivo. “Diversos aspectos sobre pedidos viabilidade, liberação de alvará e de acessibilidade foram esclarecidos. Tivemos várias orientações, mas ainda há questões a serem resolvidas. Mais encontros como esse podem ser feitos para que os procedimentos e envio de informações ao poder público e aos órgãos governamentais sejam feitos corretamente”.
Também participaram da reunião a Vigilância Sanitária e a Secretaria do Meio Ambiente. “A ênfase foi na questão de alvarás e viabilidade, mas tem outros setores que ainda precisamos alinhar algumas questões para que as atividades dos contadores sejam desenvolvidas com mais eficácia e o que o processo como um todo seja finalizado de maneira mais tranquila e ágil”, salientou Carmo Alex.
O gerente do Simplifica Chapecó, Luiz Carlos Balsan, frisou que o evento teve o objetivo de orientar os contadores e as empresas. “Nossa equipe de técnicos do setor e demais órgãos da Prefeitura ficou à disposição para esclarecer as principais dúvidas coletivas que os contadores têm, como abertura de viabilidades, pendências cadastrais, indeferimentos, vigilância sanitária, acessibilidade, nota fiscal, CNAES, liberação de alvarás e demais assuntos relacionados à abertura de empresas”.
O secretário de Fazenda, Moacir Rohr, informou que em dois anos, o tempo médio de abertura de empresas em Chapecó baixou de 48h para 14h. Desde 2021 a Prefeitura determinou a tomada de medidas de desburocratização para agilizar a abertura de empresas. Uma delas foi a publicação da Lei de Liberdade Econômica (767/2022), que facilitou algumas exigências para abertura de empresas de baixo risco. Para Rohr, a conversa com os contabilistas foi outra ação para melhorar ainda mais o atendimento.
“Somente nos primeiros sete meses de 2023 nós abrimos 4.852 empresas. Devemos chegar a oito mil até o final do ano. Já abrimos mais empresas que em 2020, quando foram 4.710, e 2019, quando foram cerca de três mil empresas. Em 68% dos casos o alvará é concedido em 24h. Somente 16% dos casos levam mais de 48h”, disse Rohr.
Conheça o curso sobre EFD Reinf e DCTFWeb para órgãos públicos. Aprenda práticas e legislação sobre retenções tributárias e previdenciárias. Prepare-se para uma gestão fiscal eficiente. clicando aqui.
Explore nosso mundo contábil! Siga a Fecontesc no Instagram para ficar por dentro das últimas novidades, dicas e eventos do universo contábil, @Fecontesc