Evento debateu Reforma Tributária, certificação digital, educação continuada e fortaleceu o associativismo entre os Sindiconts.
A cidade de Fraiburgo recebeu, no dia 25 de julho, mais uma edição da Assembleia Geral Ordinária da Federação dos Contabilistas do Estado de Santa Catarina (Fecontesc). O encontro reuniu lideranças da contabilidade catarinense, representantes dos Sindiconts de todas as regiões e autoridades convidadas, em um dia de trabalho dedicado à construção coletiva de estratégias para o fortalecimento da profissão.
“Esses acontecimentos são históricos, porque aqui se encontram profissionais de todo o Estado. Trabalhamos de forma direta e tranquila em cima de muitas questões relacionadas à contabilidade catarinense e ao associativismo em geral”, destacou o presidente da Fecontesc, Laenio Mota Oliveira, na abertura do evento.
Fraiburgo sediou o encontro após mais de uma década
A Assembleia foi realizada em Fraiburgo, cidade que integra a base territorial do Sindicont de Videira, responsável por sediar o encontro. “Estamos muito felizes por oferecer essa Assembleia, que é extremamente relevante para toda a classe contábil. Para nós, como Sindicato de Videira e região, é uma grande satisfação sediar esse momento tão importante aqui em Fraiburgo, já que fazia 11 anos que uma assembleia não era realizada na cidade”, afirmou Sidecler Pauvels Zago, presidente do Sindicont de Videira e região.
A programação iniciou pela manhã com pautas como aprovação de contas, resoluções sobre LGPD e identidade visual dos Sindiconts, além de atualizações sobre certificação digital e os cursos presenciais e a distância promovidos pela entidade. Também foram realizados pronunciamentos por representantes do CRCSC, CFC, JUCESC e outros órgãos presentes. Houve ainda o lançamento oficial da XXXI Contesc, que será realizada em 2026 em Chapecó, e a divulgação dos resultados da ação social em prol do ‘Lar O Bom Samaritano’.
Reforma Tributária foi destaque da programação técnica
Um dos momentos mais aguardados foi a palestra “Impactos da Reforma Tributária para os profissionais da contabilidade”, conduzida pelos especialistas Ronaldo Dias Oliveira e Felipe Dal Santo. Para Ronaldo, o novo modelo tributário impõe desafios, mas também abre novas possibilidades de atuação:
“A nossa ideia não é trazer terrorismo. A reforma é uma realidade, e é possível se adaptar. O contador vai poder se posicionar cada vez mais como estrategista, como consultor de negócios. É como trocar o pneu com o carro em movimento, mas se tem alguém acostumado com mudança, é o profissional da contabilidade. Já foram quase 500 mil alterações tributárias desde 1988”, completou.
A programação da tarde também incluiu apresentações técnicas de órgãos como a Secretaria da Fazenda de Santa Catarina, além de debates com dirigentes e conselheiros do sistema contábil. O evento foi encerrado com agradecimentos e um jantar de confraternização entre os participantes, durante o qual também aconteceram homenagens.
Confira as fotos do evento neste link.