Evento debateu impactos da Reforma Tributária, certificação digital, obrigações dos Sindiconts e definiu calendário de assembleias para o próximo ano.
Criciúma recebeu nesta sexta-feira (21/11), mais uma edição da Assembleia Geral Ordinária da Federação dos Contabilistas do Estado de Santa Catarina (Fecontesc). Realizado no Hotel Darolt, o encontro reuniu presidentes e representantes de Sindiconts de várias regiões, autoridades municipais e estaduais, além de dirigentes de entidades parceiras, em uma jornada dedicada ao fortalecimento da profissão contábil e à discussão de temas estratégicos para a classe.
A programação matinal abordou temas essenciais para a gestão da Fecontesc e dos Sindiconts. Após a aprovação da ata da assembleia anterior, realizada em Canoinhas, foram apresentados o demonstrativo financeiro e o parecer favorável do Conselho Fiscal. A diretoria também atualizou os presentes sobre a plataforma de cursos EAD e presenciais, além dos resultados e estratégias na área de certificação digital.
Entre os assuntos gerais deliberados, destacaram-se a manutenção do valor da contribuição sindical em R$ 169,00 e a definição do calendário de assembleias para 2026. Também foi aprovada a Resolução nº 026, que dispõe sobre normas para a realização das assembleias e a entrega do Prêmio João Celso Schoning.
Reforma Tributária em destaque
No período da tarde, representantes do CRCSC, SESCONs e JUCESC compuseram a mesa e realizaram pronunciamentos. Marisa Luciana Schvabe de Morais, presidente do CRCSC, Lecir dos Passos Ghisi, vice-presidente de Fiscalização do CRCSC, Alcebiades Shaffer, presidente do Sescon Sul, e Fernando Baldissera, presidente da JUCESC, ao lado de Luciano Kowalski, secretário da entidade, estiveram presentes. Um dos momentos especiais foi a cerimônia de entrega das carteiras profissionais do CRC/SC para profissionais de Criciúma, além da homenagem a contadores que completaram 70 anos, conduzida por Édio Silveira, vice-presidente de Registro do CRCSC.
A assembleia contou ainda com a palestra “Contabilidade em Transformação: Desafios e Oportunidades da Reforma Tributária”, ministrada pelo contador e advogado Richardy Espíndola Silva. A apresentação abordou os impactos da reforma para os profissionais da contabilidade e os novos campos de atuação que se abrem com as mudanças tributárias.
Para o presidente da Fecontesc, Laenio Mota Oliveira, a assembleia de Criciúma reforça a importância da união e do diálogo entre as entidades. “Esses encontros são fundamentais para discutirmos os rumos da profissão, fortalecer o associativismo e levar sempre mais conhecimento e apoio aos nossos profissionais em todo o Estado”, destacou.