Especialistas discutiram os impactos da reforma e os principais desafios para a contabilidade no setor do agro.
Nesta terça-feira (9), Chapecó sediou a primeira etapa do XIV Seminário Catarinense sobre Atualidades Jurídico-Contábeis, que teve como foco os impactos da Reforma Tributária no setor do agronegócio. O evento foi promovido pelo Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRCSC) em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), com apoio da Federação dos Contabilistas do Estado de Santa Catarina (Fecontesc).
A programação foi marcada por mesas de debates com a presença de profissionais da área contábil e jurídica, que analisaram temas como gestão da contabilidade no agro, legalidade tributária, desafios da Reforma e jurisprudência do CARF. Representando a Fecontesc, a Diretora de Marketing e Sustentabilidade, Justine Arruda, atuou como moderadora da Mesa 2: Gestão da Contabilidade no Agronegócio, no painel “Legalidade Tributária – Contador aliado ao Agronegócio”.
“A participação da Federação nesses espaços fortalece a integração entre a contabilidade e o direito, além de garantir que as discussões contemplem a realidade da nossa classe profissional”, afirmou Justine Arruda.
O encontro também marcou a presença do ACONCARF Itinerante, iniciativa do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (CARF) que leva suas atividades a diferentes regiões do país. Durante a etapa em Chapecó, foram discutidos temas como equiparação do produtor rural à pessoa jurídica, PIS/COFINS nas exportações e crédito presumido.
A próxima etapa do seminário será realizada em Florianópolis, no dia 14 de outubro, com debates sobre outros aspectos da Reforma Tributária.
