Nesta terça-feira, dia 22 de outubro, em Chapecó, aconteceu uma importante palestra sobre a extinção da Declaração de Informações do ICMS e de Movimentações Econômicas (DIME), conduzida pelo Auditor Fiscal da Receita Estadual, Marcos Antonio Ferreira Domingues. O evento foi promovido pelo Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRCSC) com apoio da Fecontesc, Sindiconts, Sescon/SC e outras entidades e nesta edição de Chapecó contou com a presença do presidente da Fecontesc, Dalvair Angheben, que destacou a relevância do tema para a classe contábil.
Realizada no auditório da SICOOB Maxi Crédito, a palestra abordou as mudanças que envolvem a substituição da DIME pela Escrituração Fiscal Digital (EFD) e os desafios da não conformidade na apuração fiscal. Contadores de diversas cidades da região, como São Miguel do Oeste, Dionísio Cerqueira, Pinhalzinho, Xanxerê e Joaçaba, estiveram presentes, refletindo a preocupação e o interesse do setor em acompanhar as novas diretrizes fiscais.
Dalvair Angheben ressaltou a importância de eventos como esse para esclarecer as dúvidas que têm surgido em meio ao processo de transição. “Esse momento é fundamental para garantir que os profissionais da contabilidade estejam bem informados e preparados para lidar com as mudanças, evitando penalidades e erros na apuração fiscal”, afirmou.
O circuito de palestras já passou por São Miguel do Oeste, Dionísio Cerqueira, Pinhalzinho e Xanxerê e teve sua última edição em Joaçaba, nesta quarta, dia 23 de outubro, no auditório da UNOESC. A programaçãotem percorrido diferentes regiões do estado, promovendo debates e esclarecimentos sobre as adaptações necessárias com a extinção da DIME.