Evento, realizado na segunda-feira (23),trouxe novidade da Junta Comercial do Estado de Santa Catarina
A implementação de inteligência artificial (IA) na Junta Comercial do Estado de Santa Catarina (Jucesc) para agilizar e aperfeiçoar a análise de processos foi o tema que abriu a programação do 1º Workshop Contábil Sindicont Chapecó, nesta segunda-feira (23), no Hotel Slaviero. Promovido pelo Sindicato dos Contabilistas de Chapecó (Sindicont), o evento reuniu contadores para um dia de aprendizado, networking e que também celebrou o Dia do Contador, comemorado em 22 de setembro. O presidente da Fecontesc, Dalvair Anghében, esteve presente e destacou a importância desta atualização constante para os contadores.
O diretor de Registro Mercantil da Jucesc, Diego Luiz Amorim, apresentou uma novidade: o processo de implementação da inteligência artificial na entidade, que está sendo feita em quatro etapas: abertura de empresas conforme o tipo societário, alteração e encerramento de empresas, transformação de sociedades empresariais e operações de conversão, além de processos relacionados a cooperativas e reorganização societária.
Amorim explicou que a IA faz a análise entre dados do requerimento eletrônico e do contrato social, apontando possíveis inconvergências. “A IA já proporciona maior qualidade do cadastro. Aumento da produtividade ainda não é possível, pois os analistas fazem uma análise de todos os processos para saber se estão corretos. A perspectiva é que daqui um ano, quando a IA estiver bem treinada, comece aumentar a produtividade”, expôs, ao acrescentar que a implantação da inteligência artificial também vai melhorar o fluxo de processos na Jucesc.
O diretor da Jucesc também mostrou um passo a passo do funcionamento da inteligência artificial no site da Jucesc, que já está disponível aos contadores de todo o estado.
LIDERANÇA
O fundador do Instituto IOD, Rafael do Nascimento, abordou o tema “Liderança e visão sistêmica nos negócios e na vida”. Ele falou da importância da gestão, de ter estratégias e visão do negócio bem definidos. Com isso, não precisa esperar o momento considerado ideal para investimentos. “Muitas vezes é uma quebra de paradigma nas empresas”, pontuou.
Quanto ao trabalho dos contadores, enfatizou que o profissional atua em áreas essenciais da empresa e que a confiança é fundamental. “O contador atua na área mais íntima da empresa. Quando as pessoas começam a confiar no contador, o aconselhamento e o trabalho dele começam a valer mais e, com isso, o contador precisa de tempo para lidar com o cliente”, enfatizou Nascimento.
O problema é que muitos contadores, proprietários de escritórios de contabilidade, atuam no operacional. “É preciso pensar fora da caixa, repensar como e por que crescemos. Mas, o que fazer primeiro? Contratar alguém que tire o gestor de tarefas que ele não precisa fazer. Tem custo e é preciso entender o quanto esse custo será convertido em tempo livre para se dedicar à gestão”, sublinhou o palestrante. Nascimento salientou a necessidade de pensar em novas soluções, em crescimento sustentável, melhor integração interna e maior satisfação do cliente. “Se não tivermos tempo para inovação vamos ficar para trás”, frisou.
FORTALECIMENTO DA CLASSE CONTÁBIL
O presidente do Sindicont, Carmo Alex Röhrig, destacou que eventos como esse contribuem para o fortalecimento da classe e para o desenvolvimento econômico da região. “O mercado contábil exige atualização constante, como agora com a inovação na Jucesc com a inteligência artificial. É preciso entender os procedimentos e em que fase está a implementação do projeto. Da mesma forma, muitos dos associados do Sindicont são empresários contábeis e precisam, também, pensar na gestão dos escritórios”.
Se pronunciaram na abertura do evento o conselheiro do Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRCSC), Alcindo Oliveira Lopes, o secretário municipal da Fazenda, Moacir Rohr, e o presidente da Federação dos Contabilistas de Santa Catarina (Fecontesc), Dalvair Anghében.
PROMOÇÃO PARA NOVOS ASSOCIADOS
Durante o workshop, o Sindicont Chapecó lançou uma promoção para novos associados. Até dezembro, o associado que indicar um novo sócio para o Sindicont, terá um desconto de 10% no valor da sua mensalidade no ano 2025. O desconto é válido para cada novo associado, ou seja, se indicar 10 pessoas e todas se associarem, o associado terá desconto de 100% e não pagará a mensalidade no ano 2025.
O 1º Workshop Contábil Sindicont Chapecó teve apoio institucional do Sicoob MaxiCrédito, da Safeweb, da Tecsystem, da Omie, da Questor, da Ocupacional, da Uceff, da ADVIntegra e do Registro Feito. Os representantes das empresas que estiveram no evento receberam uma homenagem do Sindicont.