Ir para o conteúdo
  • Home
  • Sobre
  • Notícias
  • Certificação Digital
  • Cursos
  • Parcerias e Convênios
  • Contato
Entrar

14ª edição da Certificação de Responsabilidade Social da Alesc incentiva transparência e valorização de projetos em SC

  • De Edivelton da Rosa
  • 06/06/2025
  • 14:51

Fecontesc integra comissão organizadora e destaca orientações para a descrição de programas e projetos no Balanço Social.

A nova edição da Certificação de Responsabilidade Social de Santa Catarina já está em andamento e, em apenas cinco dias, contabilizou 28 inscrições. O número expressivo reforça a credibilidade da iniciativa, promovida pela Assembleia Legislativa (Alesc), em parceria com 11 entidades, entre elas a Federação dos Contabilistas de Santa Catarina (Fecontesc), que integra oficialmente a comissão organizadora. Voltado a empresas públicas e privadas, cooperativas, organizações da sociedade civil e instituições de ensino, o programa reconhece práticas de responsabilidade socioambiental, sustentabilidade e inclusão social. Para participar, é necessário apresentar o Balanço Social ou documento equivalente, com comprovação da divulgação pública das ações.

Como descrever os projetos no Balanço Social
Um dos pontos mais importantes do processo de inscrição é a descrição adequada dos projetos realizados. Segundo a Comissão Mista, esse campo é determinante para a análise das iniciativas e pode impactar diretamente na pontuação final – inclusive com possibilidade de desclassificação em caso de ausência ou preenchimento incompleto, conforme prevê o item 6.3.8 do edital. Além de atender a um critério técnico, descrever bem os programas e projetos é uma oportunidade de destacar o impacto social, ambiental e econômico gerado pelas ações da instituição. Quanto mais clara e objetiva for a descrição, maiores as chances de reconhecimento e valorização.

Confira os principais aspectos que devem ser abordados:

  1. Informações básicas do projeto:
    Nome, objetivo principal, área de atuação (social, ambiental, econômica ou integrada) e período de execução.
  2. Localização e público impactado:
    Descrever onde o projeto acontece, o perfil do público atendido (crianças, mulheres, idosos, comunidade, meio ambiente etc.), além do número de pessoas beneficiadas direta e indiretamente.
  3. Ações práticas realizadas:
    Detalhar as atividades desenvolvidas (oficinas, campanhas, mutirões, atendimentos, etc.), a participação de voluntários e as parcerias envolvidas com empresas, universidades, governos ou entidades.
  4. Resultados e impactos:
    Apontar tanto os resultados quantitativos (ações realizadas, atendimentos, melhorias mensuráveis) quanto os qualitativos (transformações sociais percebidas, histórias de vida, inclusão, conscientização ambiental, entre outros).
  5. Investimento realizado:
    Informar o valor total aplicado no projeto e, sempre que possível, discriminar os recursos (próprios, de parceiros, incentivos fiscais, ou horas de voluntariado convertidas em estimativas financeiras).

Mais do que uma exigência
Descrever de forma estratégica os projetos fortalece a imagem institucional, demonstra compromisso com a transparência e facilita a avaliação por parte da Comissão. Esse cuidado valoriza também o trabalho das equipes envolvidas e amplia a visibilidade de boas práticas que fazem a diferença nas comunidades catarinenses. A Fecontesc é representada na comissão pela Diretora de Ações Sociais, Karoline Mohrmann Poffo, e pela Diretora de Relações Institucionais, Gislei Hemsing. A entidade reforça a importância do engajamento da classe contábil e de todas as organizações que atuam com responsabilidade social em Santa Catarina.

As inscrições seguem abertas e podem ser feitas diretamente no site responsabilidadesocial.alesc.sc.gov.br. Ao final do processo, será realizada uma sessão solene na Alesc para a entrega da certificação e do troféu às instituições selecionadas.

Leia também

Doações via Imposto de Renda em SC crescem 56% em 2025, mas ainda estão longe do potencial

Apesar do avanço nas doações, Santa Catarina ainda deixa de...

Alesc lança edital 2025 da Certificação de Responsabilidade Social de Santa Catarina

Fecontesc integra a Comissão Mista responsável pela organização do certame....

Fecontesc participa de cerimônia de entrega de registros profissionais do CRC-SC

Vice-diretora financeira Sidecler Pauvels Zago representou a Fecontesc na solenidade...

  • Home
  • Sobre
  • Notícias
  • Certificação Digital
  • Cursos
  • Parcerias e Convênios
  • Contato
  • Home
  • Sobre
  • Notícias
  • Certificação Digital
  • Cursos
  • Parcerias e Convênios
  • Contato

(48) 99921-3042

(48) 99921-3042

Documentos
  • Tabela RCC 2024
  • Tabela RCC 2025
Privacidade
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Termos de Uso
  • E-mail adequação
  • Programa de Privacidade

Rua Anita Garibaldi, 79, Ed. Miguel Daux 3º Andar – Sala 302 Centro Florianópolis – SC CEP: 88.010-500

©2025 Fecontesc – Todos Direitos Reservados | Rua Anita Garibaldi, 79, Ed. Miguel Daux 3º Andar – Sala 302 Centro Florianópolis – SC CEP: 88.010-500 CEP: 88.010-500 | CNPJ: 83.729.848/0001-83
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições de Uso

Desenvolvido por

Entrar
A senha deve ter no mínimo 8 caracteres de números e letras, conter pelo menos 1 letra maiúscula
Tipo
CPF
CNPJ
Telefone
Excluir arquivo
Tem certeza de que deseja excluir este arquivo?
Cancelar Excluir
Concordo com o armazenamento e manuseio dos meus dados por este site. política de Privacidade
Lembre de mim
Entrar Inscrever-se
Restaurar senha
Enviar link de redefinição
Link de redefinição de senha enviado para o seu e-mail Fechar
Sua inscrição foi enviada Enviaremos um e-mail assim que sua inscrição for aprovada. Vá para o perfil
Sem conta? Inscrever-se Entrar
Esqueceu sua senha?