Novo pedido: Feconbras reitera à Receita Federal mais prazo para regularização do Simples Nacional
Em novo Ofício enviado nesta terça-feira (19/4), a Feconbras (União das Federações dos Profissionais de Contabilidade do Brasil) reitera ao Comitê Gestor do Simples Nacional o pedido para analisar os prazos do programa de Reescalonamento de pagamentos no Âmbito do Simples Nacional (RELP). Em resposta, o Secretário-Executivo do Comitê Gestor do Simples Nacional Olielson Lobato Júnior informou que o assunto se encontra em pauta para deliberação na 62ª Reunião Presencial do Comitê Gestor do Simples Nacional, a ser realizada amanhã, no dia 20 de abril de 2022.
O presidente da Feconbras, Tadeu Oneda, alertou no documento que “é grande a preocupação para a regularização das pendências das empresas inscritas nos Simples Nacional, a fim do início do referido parcelamento, diante da enorme demanda de trabalho que o processo requer para conciliar o pagamento e o andamento normal da empresa, evitando assim futuros cancelamentos dos parcelamentos ou até mesmo a inviabilidade do negócio”. Outro Ofício já havia sido enviado dia 11 de abril.
Conforme a entidade, a situação também tem causado muita preocupação aos empresários que estão recebendo correspondência da Receita Federal para que seja feita a regularização até 29 de abril de 2022, mas sem a liberação do sistema para efetivar o parcelamento. “Isso tem causado em certos momentos desconfiança e descontentamento na relação entre os profissionais contábeis e os empresários”, afirma o presidente Tadeu Oneda.
A Feconbras representa oito Federações Contábeis, mais de duzentos e vinte Sindiconts filiados que possuem mais de meio milhão de profissionais contábeis sindicalizados. “Reforçamos nossa disposição para juntos analisar esta situação medindo prazo e formas, para quem sabe já iniciar uma possível prorrogação”, conclui o Ofício.