O curso tem como objetivo principal capacitar Contadores, colaboradores e empresários para que compreendam as significativas mudanças introduzidas pela Reforma Tributária no Sistema Tributário Nacional e principalmente a lógica do funcionamento do IVA.
Desde já é bom informar que este curso trará uma visão dos aspectos positivos da Reforma Tributária e tentará demonstrar as oportunidades que surgirão das mudanças propostas.
Isto inclui a análise dos novos princípios, características dos tributos criados (CBS e IBS). Além disso, o curso abordará as inovações na forma de aplicação do princípio da não cumulatividade e a sistemática de creditamento dos novos tributos, bem como as novidades na gestão do IBS.
A proposta é demonstrar os problemas práticos atuais decorrentes da interpretação da legislação atual do ICMS e do PIS/COFINS, no que se refere a aplicação do princípio da não cumulatividade e a restrição indevida aos créditos. Será comparado o texto da legislação atual do ICMS e PIS/COFINS com o texto da nova legislação no tocante ao princípio da não cumulatividade.
A importância deste enfoque decorre do fato de que ocorrerá uma mudança da água para o vinho em relação a sistemática de creditamento dos tributos atuais para os novos.
O curso visa preparar os profissionais contábeis para a fase de transição e para as futuras adaptações legislativas, reduzindo surpresas e garantindo uma adaptação eficiente às novas normativas.
E ainda que as explicações repassadas sejam muito úteis aos colaboradores responsáveis pela execução da operação direto com as empresas, certamente que este curso é recomendado aos proprietários de Escritórios de Contabilidade e aos empresários, que perceberão excelentes oportunidades para ampliar o seu negócio e de se posicionar tempestivamente perante o mercado, ainda que os desafios sejam muitos.
Assim, serão explicadas as mudanças em relação aos fatos geradores do IPI, ICMS, ISS, COFINS/PIS em relação ao IBS e CBS, bem como o momento em que estes dois tributos incidirão, qual local se dará a incidência, qual base de cálculo, quais alíquotas, como será feito o seu pagamento, qual o conceito para uso e consumo e principalmente serão esclarecidos os detalhes do splity pagament.
Portanto, conforme se verifica a proposta desta vez é focar nas Normas Gerais do IBS e CBS, pois estas regras serão as diretrizes para compreender a nova lógica tributária do IVA que será implementado no Brasil, pois a experiência demonstrou que os inscritos no curso absorvem muito mais o conteúdo, quando este passado com mais detalhes do que em grande quantidade de matéria num único dia.