Preparar os participantes para operacionalizar o Serviço Eletrônico para Aferição de Obras – SERO, abordar de forma prática e didática todo processo de regularização de obras e as novas atualizações trazidas pela Instrução Normativa 2.110/2022.
- Objeto: Preparar os participantes para operacionalizar o Serviço Eletrônico para Aferição de Obras – SERO, abordar de forma prática e didática todo processo de regularização de obras e as novas atualizações trazidas pela Instrução Normativa 2.110/2022.
- Público-alvo: Contadores, engenheiros, gestores de departamento pessoal, gestores de recursos humanos e demais profissionais interessados na matéria.
- Análise da Instrução Normativa 2.021/2021 e Legislação aplicável a regularização de obras:
- Definições
- Responsabilidade pela regularização de obra de construção civil
- Espécies de empreitada de construção civil
- Análise da Instrução Normativa 2.061/2021 sobre o Cadastro Nacional de Obras – CNO:
- Responsabilidade pelo Cadastro Nacional de Obras – CNO
- Análise da Instrução Normativa 2.110/2022 sobre normas gerais de tributação previdenciária e das contribuições destinadas a terceiros:
- Principais mudanças trazidas pela Instrução Normativa 2.110/2012
- Contribuições previdenciárias na construção civil atualizado pela IN 2.110/2022:
- Contribuições dos segurados e das empresas
- Retenção de INSS na construção civil
- Contribuição Previdenciária Sobre Receita Bruta - CPRB
- GFIP com código 115, 150 e 155
- GFIP obra de pessoa física
- GFIP obra de pessoa jurídica
- Folha de pagamento por obra:
- Folha de pagamento por obra de construção civil
- eSOCIAL, EFD-REINF e DCTFWeb: (15 minutos)
- Envio dos eventos do eSOCIAL S-1005, S-1020, S-1200, S-1210 S-1280 e S-1299
- Envio dos eventos da EFD-Reinf R-2010, R-2020, R2060 e R-2099
- Como cadastrar o CNO dentro do e-CAC: (1 hora)
- Cadastro do CNO para obra pessoa física (demolição, obra nova, acréscimo e reforma)
- Cadastro do CNO para obra pessoa jurídica (demolição, obra nova, acréscimo e reforma), cadastro do CNO de obras contratuais
- Migração do CEI para CNO
- Passo a passo de como é feito as informações dentro do SERO:
- Regularização de obra pessoa física obra predial (demolição, obra nova, acréscimo e reforma)
- Regularização de obra pessoa Jurídica obra predial (demolição, obra nova, acréscimo e reforma)
- Regularização de obra pessoa jurídica obra não predial (construção de rodovias, ferrovias, pontes, obras de urbanização, rede de abastecimento de água)
- Regularização de obra com período parcialmente decadente
- Regularização de obra com período totalmente decadente
- Regularização de obra de interesse social
- Regularização de obra pessoa física aplicando o fator de ajuste
- Regularização de obra pessoa jurídica por contabilidade regular e aferição indireta
- Cálculos do SERO
- Cálculo do custo da obra por destinação
- Cálculo da remuneração de mão de obra total
- Emissão da CND de obras após a transmissão da DCTFWeb aferição de obras.
- Emissão da CND, CPD e CPEND
- Parcelamento de INSS de obra de construção civil
- Pedido de parcelamento
- Planejamento Tributário
- Técnicas de redução de INSS
- Planejamento tributário através do fator de ajuste, fator social e formas de contratação de mão de obra
- Planejamento tributário através da contabilidade regular
- Investimento:
- Associado SINDICONT – R$ 165,00
- Contador em dia com o CRSC – R$ 195,00
- Parceiros – R$ 230,00
- Demais interessados – R$ 310,00
O pagamento poderá ser feito por boleto ou cartão de crédito, parcelado em até 3X - Parcela mínima R$ 125,00
ATENÇÃO, INFORMAÇÃO IMPORTANTE: Não enviamos link ou materiais por email. Para ter acesso ao curso, o participante deverá acessar www.fecontesc.org.br, no dia do curso e acessar a área do aluno com seu login e senha. A sala estará aberta 15 minutos antes do horário agendado para início e o participante poderá baixar o material e fazer seu teste de som e imagem.
- Dia: 29 E 30/05/23
- Horário: 13h30 as 17h30
- Reprise: O acesso a reprise do curso será liberado em até 48hs após a sua realização.
- Como faço para acessar o curso?
- ATENÇÃO, INFORMAÇÃO IMPORTANTE: Não enviamos link ou materiais por email. Para ter acesso ao curso, o participante deverá acessar www.fecontesc.org.br, no dia do curso e acessar a área do aluno com seu login e senha. A sala estará aberta 15 minutos antes do horário agendado para início e o participante poderá baixar o material e fazer seu teste de som e imagem.
- Como faço a minha inscrição?
- Para que você possa usufruir de todas as vantagens, pedimos que leia nossos termos de uso, e estando de acordo, preencha o seu cadastro. O cadastro é pessoal e intransferível, ficando o usuário responsável pelas informações prestadas, conforme o termo de uso vigente. A compra poderá ser feita em nome de pessoa física ou pessoa jurídica.
- Compra realizada pela empresa:
- Cadastro e compra:
- 1º A empresa irá acessar o site da FECONTESC e no canto superior direito irá acessar no menu, ENTRAR e fazer seu cadastro.
- 2º Depois do cadastro realizado, a empresa irá acessar CURSOS e escolher o curso desejado. Para fazer a aquisição clique em "QUERO INSCREVER ALGUÉM".
- 3º Na janela que irá abrir você irá preencher as informações solicitadas e colocar a quantidade de vagas que precisa (1, 2 ou mais) e depois clicar em COMPRAR ACESSOS.
- 4º Na tela seguinte, você irá preencher as informações solicitadas e escolher a forma de pagamento (boleto ou cartão).
- Cadastrar os participantes:
- 1º A empresa irá acessar sua conta na plataforma;
- 2º Clique em ACESSOS no menu esquerdo;
- 3º Clique em cima do curso contratado;
- 4º Clique em ADICIONAR MEMBROS, colocando o email cadastrado pelo participante (cada participante terá que acessar a plataforma e fazer o seu cadastro pessoal). O email cadastrado irá aparecer em um menu logo abaixo, basta selecionar ele e clicar no botão vermelho.
- O participante irá acessar sua conta na plataforma e participar do curso.
- Compra feita diretamente pelo participante:
- Cadastro e compra:
- 1º O participante irá acessar o site da FECONTESC e no canto superior direito irá acessar no menu, ENTRAR e fazer seu cadastro.
- 2º Depois do cadastro realizado, o participante irá acessar no site CURSOS e escolher o curso desejado. Para fazer a aquisição clique em "QUERO PARTICIPAR".
- 3º Na tela seguinte escolha a sua categoria (associado, ou Contador, ou Parceiros...) e depois em COMPRAR.
- 4º Agora o participante, irá preencher as informações solicitadas e escolher a forma de pagamento (boleto ou cartão).
- Acesso do curso pelo participante:
- 1º– Após a baixa do pagamento, o participante irá acessar sua conta na plataforma;
- 2º Clique em cursos no menu esquerdo e lá estará o curso pronto para ser acessado.
- Escolha a categoria corretamente pois a informação será verificada pelo Sindicont local e pode ocasionar cobrança adicional, caso a categoria escolhida não seja condizente com a do participante;
- É importante que cada participante tenha seu cadastro pessoal para que o certificado seja emitido corretamente.