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Tratar sobre as alterações que ocorrem na legislação do ICMS nos últimos meses, principalmente no que tange a antecipação do ICMS que será exigido para as empresas optantes pelo Simples Nacional, como ficará o diferencial de alíquotas para 2022, PREFIS e demais alterações relevantes.

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  • Objetivo: Tratar sobre as alterações que ocorrem na legislação do ICMS nos últimos meses, principalmente no que tange a antecipação do ICMS que será exigido para as empresas optantes pelo Simples Nacional, como ficará o diferencial de alíquotas para 2022, PREFIS e demais alterações relevantes.
  • Público alvo: Contadores, assistentes e analistas da área fiscal e demais profissionais que atuam na área fiscal de contribuintes do ICMS ou escritórios de contabilidade.

  • 1 – ANTECIPAÇÃO DO ICMS (DIFERENCIAL DE ALÍQUOTAS)
    • Obrigatoriedade do recolhimento a partir de 02/2022
    • Cálculo da antecipação
    • Regras para o recolhimento
    • Antecipação na entrada de carnes bufalinas
    • Revogação da antecipação de carnes bovinas
  • 2 – DIFERENCIAL DE ALÍQUOTAS PARA NÃO CONTRIBUINTES
    • Realidade para 2022 – Remetente de apuração normal
    • Realidade para 2022 – Remetente do Simples Nacional
  • 3 – FUMDES
    • Obrigatoriedade
    • Cálculo
    • Recolhimento
    • Possibilidade de Crédito
  • 4 – PREFIS ICMS
    • Adesão ao PREFIS
    • Débitos incluídos no PREFIS
    • Parcelamento de débitos
  • 5 – BENEFÍCIOS FISCAIS
    • Programa de Segurança Alimentar e Nutricional
    • Isenção nas saídas de veículos destinados a pessoas com deficiência
    • Atacadistas e Distribuidores
  • 6 - NOTA FISCAL DE CONSUMIDOR FINAL ELETRÔNICA – NFC-e
    • Identificação do destinatário
    • Dispositivo Autorizador Fiscal -DAF
  • 7 – DEMAIS ALTERAÇÕES
    • Devedor Costumaz
    • Prorrogação de recolhimento do ICMS
    • Demais alterações importantes até o dia da realização do curso
  • 8 – RESPOSTAS DE CONSULTAS COPAT

    • Associado SINDICONT: R$ 125,00
    • Contadores em dia com o CRCSC: R$ 148,00
    • Parceiros e Contadores em dia com o CRC de fora do estado: R$ 210,00
    • Demais interessados: R$ 240,00

    • Data: 17 de Dezembro de 2021
    • Horário: 08hs as 12hs
    • Reprise: O acesso a reprise do curso será liberado em até 48hs após a sua realização.

  Como faço a minha inscrição?   Sejam bem-vindos a mais um curso oferecido pelo Sindicont da sua região através do PEC – Programa Educação Continuada, um projeto dos SINDICONTS do estado de Santa Catarina em parceria com a FECONTESC. Estamos com um novo site e uma plataforma de educação exclusiva, que irá dispor de mais recursos aos participantes, oferecendo assim uma nova experiência. Nossa nova plataforma dispõe:

  • Cursos ao vivo
  • Acesso ao curso gravado por até 3 vezes em até 15 dias (o que terminar primeiro)
  • Biblioteca dos materiais do curso contratado
  • Canal para tirar dúvidas por até 24 horas após o curso
  • Certificados emitidos pelo próprio participante após a realização do curso
  Para que você possa usufruir de todas as vantagens, pedimos que leia nossos termos de uso, e estando de acordo, preencha o seu cadastro. O cadastro é pessoal e intransferível, ficando o usuário responsável pelas informações prestadas, conforme o termo de uso vigente. A compra poderá ser feita em nome de pessoa física ou pessoa jurídica.       Para fazer a aquisição dos cursos, siga as instruções abaixo:  
  • Compra realizada pela empresa:
  • Cadastro e compra:
    • 1º A empresa irá acessar o site da FECONTESC e no canto superior direito irá acessar no menu, ENTRAR e fazer seu cadastro.
    • 2º Depois do cadastro realizado, a empresa irá acessar CURSOS e escolher o curso desejado. Para fazer a aquisição clique em "QUERO INSCREVER ALGUÉM".
    • 3º Na janela que irá abrir você irá preencher as informações solicitadas e colocar a quantidade de vagas que precisa (1, 2 ou mais) e depois clicar em COMPRAR ACESSOS.
    • 4º Na tela seguinte, você irá preencher as informações solicitadas e escolher a forma de pagamento (boleto ou cartão).
 
  • Cadastrar os participantes:
    • 1º A empresa irá acessar sua conta na plataforma;
    • 2º Clique em ACESSOS no menu esquerdo;
    • 3º Clique em cima do curso contratado;
    • 4º Clique em ADICIONAR MEMBROS, colocando o email cadastrado pelo participante (cada participante terá que acessar a plataforma e fazer o seu cadastro pessoal). O email cadastrado irá aparecer em um menu logo abaixo, basta selecionar ele e clicar no botão vermelho.
    • O participante irá acessar sua conta na plataforma e participar do curso.
 
  • Compra feita diretamente pelo participante:
  • Cadastro e compra:
    • 1º O participante irá acessar o site da FECONTESC e no canto superior direito irá acessar no menu, ENTRAR e fazer seu cadastro.
    • 2º Depois do cadastro realizado, o participante irá acessar no site CURSOS e escolher o curso desejado. Para fazer a aquisição clique em "QUERO PARTICIPAR".
    • 3º Na tela seguinte escolha a sua categoria (associado, ou Contador, ou Parceiros...) e depois em COMPRAR.
    • 4º Agora o participante, irá preencher as informações solicitadas e escolher a forma de pagamento (boleto ou cartão).
  • Acesso do curso pelo participante:
    • 1º– Após a baixa do pagamento, o participante irá acessar sua conta na plataforma;
    • 2º Clique em cursos no menu esquerdo e lá estará o curso pronto para ser acessado.
Simples assim.   Importante:
  • Escolha a categoria corretamente pois a informação será verificada pelo Sindicont local e pode ocasionar cobrança adicional, caso a categoria escolhida não seja condizente com a do participante;
  • É importante que cada participante tenha seu cadastro pessoal para que o certificado seja emitido corretamente.
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