• Nenhum produto no carrinho.

Artigo: Multifacetas do profissional contábil

Multifacetas do profissional contábil

 

*por Dalvair Anghében, Presidente da Fecontesc

 

O profissional de Contabilidade exerce suas habilidades e competências em várias áreas de uma organização. Assim como ele pode estar cumprindo as obrigações fiscais, ele também mantém os registros das transações financeiras, prepara as informações de acordo com requisitos legais e contribui muito para que o gestor possa tomar decisões.

Essa característica multifacetada merece ser valorizada a cada dia, mas neste 25 de abril temos a data dedicada à Contabilidade. Criada em 1926, quando o senador João Lyra Tavares, patrono da Contabilidade no Brasil, defendeu a regulamentação da profissão contábil. Temos ainda o dia 22 de setembro, Dia do Contador, dia 20 de novembro, Dia do Técnico em Contabilidade e o dia 12 de janeiro, Dia do Empresário Contábil.

Quem atua na área contábil sabe que entre os meses de março a maio temos o desafio de atender os contribuintes para que cumpram os prazos da entrega da declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF), por isso ganhamos mais visibilidade e nos tornamos referência no tema.

Mas também sabemos que nossas competências vão muito além das regras fiscais, pois estamos aptos a analisar e interpretar os resultados financeiros das organizações, comparando-os com metas e parâmetros do mercado. A análise colabora para identificar áreas de melhoria e implementar medidas corretivas.

E como vivemos na era da tecnologia, inteligência artificial, automação e dados, precisamos também estar em permanente atualização. Estamos lidando diariamente com sistemas de contabilidade em nuvem, softwares de gestão financeira e ferramentas de análise preditiva para fornecer insights mais rápidos e precisos aos clientes.

Hoje vivemos com o aumento da disponibilidade de dados e por isso colaboramos as organizações a extrair informações valiosas de conjuntos de dados complexos para fins de relatórios financeiros e tomada de decisões estratégicas.

Todas essas demandas de atualização podem ser supridas com a educação continuada, tão importante e fundamental na nossa categoria, assim como a troca de informações e experiências entre os profissionais.

E estas são ações do Sistema Fecontesc/Sindiconts, que atua diariamente buscando soluções para os profissionais contábeis, oferece cursos, procura as atualizações e promove ainda convênios e parcerias que permitam o aprimoramento.

O papel do profissional de Contabilidade continua sendo fundamental, mas a cada ano estamos evoluindo para atender às demandas de um ambiente de negócios em constante mudança, impulsionado pela tecnologia e pela globalização.

Em nome do Sistema Fecontesc/Sindiconts parabenizo todos os profissionais contábeis nesta data!

25 de abril de 2024

0 respostas em "Artigo: Multifacetas do profissional contábil"

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2020 FECONTESC - Todos os Direitos Reservados